TOP NEWS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas mattis nisi felis, vel ullamcorper dolor. Integer iaculis nisi id nisl porta vestibulum.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Enquanto o Brasil joga, o coração sofre

Estamos novamente em época de Copa do Mundo de futebol, o evento esportivo mais aguardado no Brasil e em muitos outros países amantes da bola. Junto dela, começam as fortes emoções dos jogos da Seleção Brasileira. A empolgação com as partidas do mundial, quando vividas muito intensamente, podem causar alguns problemas de saúde, principalmente àqueles que estão diretamente relacionados com o lado emocional do torcedor.

Em jogos comuns do Campeonato Brasileiro de futebol, não é incomum que os torcedores sofram de crises hipertensivas e insônia, principalmente quando o time do coração perde um jogo importante. Em época de copa, a situação piora. Em 2006, uma pesquisa realizada pela Universidade de Munique demonstrou que o risco de eventos cardíacos entre os alemães podem triplicar durante os jogos do mundial. Não é novidade nenhuma que os jogos da Seleção deixam os apaixonados por futebol apreensivos e com o "coração na mão", mas esse pequeno divertimento pode ser trágico se o estado cardíaco do torcedor estiver a ponto de um colapso.

Segundo dados da pesquisa alemã, o risco de homens sofrerem infarto durante o período em que a seleção daquele país esteve em campo foi multiplicado por 3,26. As mulheres sofreram menos, mas também tiveram um aumento no número de ataque cardíaco, cerca 1,8 vezes a mais do que em períodos sem jogos de copa. Será que elas também sofrem por amor à camisa, ou infartaram devido ao estresse contagiante do marido?

A Sociedade Brasileira de Cardiologia decidiu fazer uma pesquisa semelhante à realizada na Alemanha e vai medir a influência de um jogo dramático de futebol sobre a saúde dos espectadores, durante as partidas da Copa do Mundo de 2010.

Quatro hospitais com Unidade Coronariana serão selecionados e o total de eventos cardíacos do mês de maio e sua gravidade serão correlacionados com crises de arritmias, angina, infartos e derrames durante os jogos na África do Sul.

Se você tem algum problema cardíaco ou emocional, é melhor ficar longe da telinha. Evite também o uso de bebidas alcoólicas e cafeína, que podem contribuir para um evento cardiovascular grave. É claro que esses cuidados não se aplicam apenas aos pacientes que já tenham detectado algum tipo de problema cardíaco. O alerta fica especialmente para pessoas que possuem casos de hipertensão na família, colesterol alto e diabetes. Quem faz parte desse grupo de risco, que engloba principalmente os homens acima de 45 anos, deve tomar um cuidado redobrado.

Eclair Dos Santos

Fonte:
www.terra.com.br

0 comentários:

Noticias Igreja

Carregando as últimas notícias...

Amigos

noticias do G1